Python

Python é uma linguagem de programação poderosa e de fácil aprendizado. Ela possui estruturas de dados de alto-nível eficientes, bem como adota uma abordagem simples e efetiva para a programação orientada à objetos. Sua sintaxe elegante e tipagem dinâmica, em adição a sua natureza interpretada, tornam Python ideal para scripting e para o desenvolvimento rápido de aplicações em diversas áreas e na maioria das plataformas.

O interpretador de Python e sua extensa biblioteca padrão estão disponíveis na forma de código fonte ou binário para a maioria das plataformas a partir do site, http://www.python.org, e podem ser distribuídos livremente. No mesmo site estão disponíveis distribuições e referências para diversos módulos, programas, ferramentas e documentação adicional contribuídos por terceiros.

Frameworks

Django

Django é um framework para desenvolvimento rápido para web, escrito em Python, que utiliza o padrão MTV (model – template – view). Foi criado originalmente como sistema para gerenciar um site jornalístico na cidade de Lawrence, no Kansas. Tornou-se um projeto de código aberto e foi publicado sob a licença BSD em 2005. O nome Django foi inspirado no músico de jazz Django Reinhardt.

Django utiliza o princípio DRY (Don’t Repeat Yourself), onde faz com que o desenvolvedor aproveite ao máximo o código já feito, evitando a repetição.

Flask

Flask é um pequeno framework web escrito em Python e baseado na biblioteca WSGI Werkzeug e na biblioteca de Jinja2. Flask está disponível sob os termos da Licença BSD.

Flask tem a flexibilidade da linguagem de programação Python e provê um modelo simples para desenvolvimento web. Uma vez importando no Python, Flask pode ser usado para economizar tempo construindo aplicações web. Um exemplo de aplicação desenvolvida com Flask é a página da comunidade de desenvolvedores do framework.2

É chamado de microframework porque mantem um núcleo simples mas estendível. Não há uma camada de abstração do banco de dados, validação de formulários, ou qualquer outro componente onde bibliotecas de terceiros existem para prover a funcionalidade. Assim, Flask suporta extensões capazes de adicionar tais funcionalidades na aplicação final. Há uma vasta coleção de bibliotecas para resolver essas questões em Python, isso simplifica o framework e torna sua curva de aprendizado mais suave.

Web2py

Web2py é um framework para desenvolvimento Web escrito em Python, software livre e gratuito, que tem como um de seus principais objetivos proporcionar agilidade no desenvolvimento de aplicações web seguras, baseadas em bancos de dados. O framework segue o modelo MVC (Model-View-Controller), que permite melhor organização do código. Ele também é autocontido, ou seja, tudo o que você precisa para desenvolver alguma aplicação está nele, basta baixar e descompactar para começar – nada de configurações!

Tem sido adotado por empresas como a Amazon, Latinux, Klass Products, webfaction além de projetos não governamentais como o projeto SAHANA e no Brasil empresas como Visie, Latinux, Petrobras, Blouweb, Professional IT, O Governo do estado da Paraíba entre outras.

Projetos desenvolvidos em python & frameworks