Ruby on Rails

Ruby on Rails é um framework livre que promete aumentar velocidade e facilidade no desenvolvimento de sites orientados a banco de dados (database-driven web sites), uma vez que é possível criar aplicações com base em estruturas pré-definidas. Frequentemente referenciado como Rails ou RoR, o Ruby on Rails é um projeto de código aberto escrito na linguagem de programação Ruby. As aplicações criadas utilizando o framework Rails são desenvolvidas com base no padrão de arquitetura MVC (Model-View-Controller).

Componentes

O Rails é um “meta-framework” (ou seja, um framework de frameworks), composto pelos seguintes frameworks:

Active Record

O Active Record é uma camada de mapeamento objeto-relacional (object-relational mapping layer), responsável pela interoperabilidade entre a aplicação e o banco de dados e pela abstração dos dados.

Action Pack

Compreende o Action View (geração de visualização de usuário, como HTML, XML, JavaScript, entre outros) e o Action Controller (controle de fluxo de negócio).

Action Mailer

O Action Mailer é um framework responsável pelo serviço de entrega e até mesmo de recebimento de e-mails. É relativamente pequeno e simples, porém poderoso e capaz de realizar diversas operações apenas com chamadas de entrega de correspondência.

Active Support

Active Support é uma coleção de várias classes úteis e extensões de bibliotecas padrões, que foram considerados úteis para aplicações em Ruby on Rails.

Action WebServices

Provê uma maneira de publicar APIs interoperaveis com o Rails, sem a necessidade de perder tempo dentro de especificações de protocolo. Implementa WSDL e SOAP.

O Action Web Service não estará mais presente na versão 2.0 no Rails, visto que o mesmo está voltando-se para a utilização do modelo REST. Mesmo assim, aos ainda interessados em utilizá-lo, será possível fazê-lo através da instalação de um plugin.

Projetos desenvolvidos com Rails