amazon-destaque-homeO que é a computação em nuvem?

Computação em nuvem“, por definição, diz respeito à entrega sob demanda de recursos de TI e aplicativos pela Internet, com modelo de definição de preço conforme a utilização.

Conceitos básicos da computação em nuvem

Esteja você executando aplicativos que compartilham fotos com milhões de usuários móveis ou fornecendo suporte a operações críticas do seu negócio, a “nuvem” oferece acesso rápido a recursos de TI flexíveis e de baixo custo. Com a computação em nuvem, não é preciso realizar grandes investimentos iniciais em hardware e perder tempo nas atividades de manutenção e gerenciamento desse hardware. Ao invés disso, é possível provisionar exatamente o tipo e tamanho corretos de recursos computacionais necessários para executar a sua mais recente ideia ou operar o departamento de TI. Com a computação em nuvem, é possível acessar quantos recursos forem necessários, quase instantaneamente, e apenas pagar pelo que é utilizado.

Como a computação em nuvem funciona?

A computação em nuvem oferece uma forma simples de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativo pela Internet. Os provedores de computação em nuvem, como a Amazon Web Services, adquirem e mantêm o hardware conectado à rede necessário para esses serviços de aplicativo, enquanto você provisiona e utiliza o que precisa através de um aplicativo web.

Seis vantagens e benefícios da computação em nuvem

Substitua gasto em capital por gasto variável

Ao invés de investir substancialmente em datacenters e servidores antes de saber como irá utilizá-los, você pode utilizar a computação em nuvem e pagar apenas ao consumir recursos de computação, e apenas pela quantidade consumida.

Beneficie-se de economias massivas de escala

Ao utilizar a computação em nuvem, você pode alcançar um custo variável mais baixo do que seria possível normalmente. Como a utilização de centenas de milhares de clientes é agregada na nuvem, os provedores de computação em nuvem como a Amazon Web Services conseguem alcançar economias de escala maiores, o que se traduz em preços mais baixos com pagamento conforme o uso.

Pare de adivinhar a capacidade

Elimine as suposições ao determinar sua necessidade de capacidade de infraestrutura. Ao tomar uma decisão sobre a capacidade, antes da implementação do aplicativo, você frequentemente lida com a ociosidade de recursos caros ou com limites de capacidade. Com a computação em nuvem, esses problemas desaparecem. Você pode acessar o quanto precisar, e escalonar para maior ou para menor conforme necessário com apenas alguns minutos de antecedência.

Aumente a velocidade e agilidade

No ambiente de computação em nuvem, recursos adicionais de TI estão ao alcance em apenas um clique, o que significa que o tempo necessário para disponibilizar estes recursos aos desenvolvedores é reduzido de semanas para apenas minutos. Isso resulta em um aumento dramático na agilidade da organização, pois o custo e tempo necessários para experimentar e desenvolver é significantemente mais baixo.

Pare de gastar dinheiro com execução e manutenção de datacenters

Concentre-se em projetos que diferenciam sua empresa ao invés da infraestrutura. A computação em nuvem permite que você se volte aos seus clientes, ao invés do trabalho pesado de estruturar, empilhar e manter servidores ligados.

Torne-se global em minutos

Com a computação em nuvem, você pode implementar o seu aplicativo em múltiplas regiões ao redor do mundo com apenas alguns cliques. Isso significa que você pode oferecer latência menor e uma experiência melhor aos seus clientes, a um custo mínimo.

Infraestrutura global

Saiba mais