Amazon Glacier

O Amazon Glacier é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem de custo extremamente baixo, que fornece armazenamento seguro e durável para backup on-line e arquivamento de dados. Para manter os custos baixos, o Amazon Glacier é otimizado para dados que raramente são acessados e para os quais os tempos de recuperação de várias horas são adequados. Com o Amazon Glacier, os clientes podem armazenar com segurança grandes ou pequenas quantidades de dados por apenas 0,01 USD por gigabyte, por mês, o que representa uma economia significativa em comparação a soluções locais.

As empresas geralmente pagam além do necessário pelo arquivamento de dados. Em primeiro lugar, elas são forçadas a fazer um pagamento inicial pesado por sua solução de arquivamento (que não inclui o custo contínuo de despesas operacionais, como energia, instalações, equipe e manutenção). Em segundo lugar, como as empresas precisam “adivinhar” quais serão seus requisitos de capacidade, elas compreensivelmente acabam provisionando para mais, a fim de se certificar de que terão capacidade suficiente para redundância de dados e crescimento inesperado. Esse conjunto de circunstâncias resulta em capacidade não utilizada e dinheiro desperdiçado. Com o Amazon Glacier, pague somente pelo que for usado. O Amazon Glacier veio para virar o jogo na área de backup em nuvem e arquivamento de dados, pois você não faz pagamentos iniciais, paga um preço muito baixo pelo armazenamento e pode aumentar ou diminuir seu uso, conforme necessário, enquanto a AWS processa toda a pesada carga operacional necessária para realizar a retenção de dados com eficiência. São necessários apenas alguns cliques no AWS Management Console para configurar o Amazon Glacier e então você poderá carregar qualquer quantidade de dados que quiser.

Recursos e benefícios

Baixo custo

O Amazon Glacier é um serviço de armazenamento de arquivos em nuvem de custo extremamente baixo, com tarifas a partir de 0,01 USD por GB ao mês. Não é necessário compromisso de capital inicial e todas as despesas operacionais contínuas estão incluídas no preço. Você economiza dinheiro pagando somente pelo que deseja usar.

Seguro

O Amazon Glacier suporta a transferência segura de seus dados por meio de Secure Sockets Layer (SSL) e criptografa automaticamente os dados armazenados usando as chaves simétricas de 256 bits do Advanced Encryption Standard (AES). Você pode controlar o acesso a seus dados usando o AWS Identity and Access Management (IAM). O IAM permite que as organizações criem e gerenciem vários usuários em uma única conta da AWS, bem como definam políticas de acesso com base em recursos.

Durável

O Amazon Glacier foi projetado para fornecer durabilidade anual média de 99,999999999% para um arquivo. O serviço armazena dados de forma redundante em várias instalações e em vários dispositivos em cada instalação. Para aumentar a durabilidade, o Amazon Glacier armazena de forma síncrona seus dados em várias instalações antes de confirmar o êxito no carregamento de arquivos. Ao contrário de sistemas tradicionais, que podem exigir verificações demoradas de dados e reparo manual, o Glacier realiza verificações regulares e sistemáticas de integridade de dados e foi desenvolvido para realizar recuperações automaticamente.

Flexível

O Amazon Glacier pode escalonar para atender a exigências crescentes e frequentemente imprevisíveis de armazenamento na nuvem e backup on-line. Não há limite em relação à quantidade de dados que você pode armazenar no serviço. Independentemente de você estar armazenando petabytes ou gigabytes, o Glacier amplia ou reduz automaticamente seu armazenamento, conforme necessário. Além disso, você pode escolher armazenar seus dados na região do Amazon Glacier que atender aos seus critérios normativos, de produtividade e redundância geográfica.

Simples

O Amazon Glacier permite que você elimine cargas administrativas de operação e escalabilidade do armazenamento de arquivos para a AWS, bem como torna a retenção de dados por longos períodos, seja em anos ou décadas, especialmente simples. O Amazon Glacier elimina a necessidade de planejamento complexo e demorado de capacidade complexo, negociações contínuas com vários fornecedores de hardware e software, treinamento especializado e manutenção de instalações externas ou transporte de mídia de armazenamento para locais externos de terceiros. O hardware de armazenamento tradicional é suportado somente por um número limitado de anos. Com o Amazon Glacier, os clientes não precisam mais gerenciar as migrações de mídia de armazenamento e hardware dispensiosas, demoradas e arriscadas, que são inevitáveis quando seu período de retenção de dados excede a vida útil de seu hardware de armazenamento. Os dados enviados para o Amazon Glacier permanecem armazenados com segurança pelo tempo que for necessário, sem esforço adicional por parte dos clientes.

Desenvolvido para uso com outros serviços da Amazon Web Services

O Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) permite que você mova dados de forma integrada entre o Amazon S3 e o Amazon Glacier usando políticas de ciclo de vida de dados. Você também pode usar o AWS Import/Export para acelerar a migração de grandes quantidades de dados para o Amazon Glacier usando dispositivos de armazenamento portáteis para transporte.

Casos de uso comuns

O Amazon Glacier pode ser usado para oferecer suporte a uma ampla variedade de tipos de uso, por exemplo:

Arquivamento externo de informações empresariais

As organizações estão arquivando cada vez mais dados em virtude de necessidades normativas e comerciais, bem como devido à quantidade cada vez maior de dados que produzem. Entre os exemplos estão e-mails, registros legais e documentos financeiros e comerciais. Com frequência, esses dados são mantidos por anos ou décadas, mas raramente acessados. O Amazon Glacier permite que você armazene dados empresariais externamente, com economia e segurança, tornando simples, barato e seguro manter dados arquivados pelo tempo que desejar. O custo extremamente baixo de armazenamento do serviço permite que você mantenha dados que podem ser importantes no futuro, mas que poderiam ser descartados para reduzir custos ou liberar espaço para dados adicionais. As empresas e organizações de qualquer porte podem usar o Amazon Glacier para reduzir seus custos de armazenamento e liberar sua infraestrutura de armazenamento primário.

Arquivamento de ativos de mídia

Os principais ativos de empresas de mídia são seu conteúdo, que inclui livros, filmes, músicas, imagens, filmagem de notícias e programas de TV. O número e o tamanho desses ativos continuam crescendo, estimulados pelas novas tecnologias e nova produção, como TV de alta definição, mídia social e vídeo 3D. Esses ativos podem aumentar para dezenas ou centenas de petabytes. Armazenar esses ativos com segurança e proteção é de extrema importância. A acessibilidade aos dados também é essencial. Por exemplo, determinadas filmagens de notícias arquivadas podem, de uma hora para outra, se tornar de extremo valor com base no desdobramento de eventos. Tradicionalmente, o arquivamento de mídia tem exigido cofres externos e datacenters de dados redundantes, em vários locais e de alto custo. O Amazon Glacier reduz o custo de armazenamento desses ativos, aumentando ao mesmo tempo a durabilidade, a facilidade de uso e a acessibilidade do conteúdo. O acesso a arquivos de mídia no Amazon Glacier é tão simples como fazer chamadas para as APIs de serviço. Os clientes não precisam se preocupar com o transporte de mídia de armazenamento das instalações externas para restaurar dados.

Arquivamento de dados científicos e de pesquisa

Organizações científicas e de pesquisa, como empresas farmacêuticas e empresas de biotecnologia, bem como universidades e institutos de pesquisa, têm necessidades de arquivamento de grande volume de dados. Um caso de uso de exemplo é o desenvolvimento de medicamentos, em que uma quantidade substancial de dados é gerada e deve ser mantida para que os pesquisadores possam verificar resultados de testes de medicamentos experimentais. Tradicionalmente, esses dados eram armazenados em sistemas inflexíveis de armazenamento com base em fita, com cópias mantidas em vários locais e, com frequência, com uma cópia em um cofre externo também. O Amazon Glacier reduz o custo de armazenar esses conjuntos de dados ao eliminar a sobrecarga operacional envolvida no gerenciamento de hardware e datacenters. O serviço reduz automaticamente dados redudantes em várias instalações e em vários dispositivos em cada instalação. Além disso, foi criado para realizar recuperação automática, executando verificações regulares e sistemáticas de integridade de dados e usando dados redundantes para realizar reparos automáticos, se erros forem detectados.

Preservação digital

Os responsáveis pela preservação digital em organizações como bibliotecas, sociedades históricas, organizações sem fins lucrativos e governos estão cada vez mais aumentando seus esforços para preservar conteúdo digital antigo, mas valioso, como sites, código-fonte de software, videogames, conteúdo gerado por usuário e outros itens digitais que não estão mais prontamente disponíveis. Esses volumes de arquivo podem começar pequenos, mas podem aumentar para petabytes ao longo do tempo. O Amazon Glacier disponibiliza o armazenamento de arquivos em nuvem altamente durável e econômico para qualquer volume de dados. Isso contrasta com soluções tradicionais de arquivamento de dados, que exigem planejamento de capacidade preciso e em grande escala para ser econômico.

Substituição da fita magnética

O Amazon Glacier pode substituir bibliotecas de fita locais ou externas. Embora o armazenamento baseado em fita magnética possa ser econômico quando operado em escala, ele pode “sugar” recursos, pois uma ou mais bibliotecas de fita precisam ser mantidas (com frequência em locais distintos geograficamente), exigindo equipe especializada e ocupando espaço valioso em datacenters. Além disso, as fitas por si só devem ser cuidadosamente armazenadas e gerenciadas, o que pode incluir cópia periódica de dados de fitas antigas para novas, a fim de garantir que seus dados ainda possam ser lidos à medida que os padrões de tecnologia de fita evoluírem. Substituir sua biblioteca de fita pelo Amazon Glacier elimina a carga de gerenciar esses desafios operacionais. Conjuntos inteiros de dados podem ser movidos de bibliotecas de fita para o Amazon Glacier, um processo que pode ser economicamente acelerado pelo uso do AWS Import/Export.

O potencial de baixo custo da fita também exige planejamento preciso de capacidade, um processo que geralmente tem tendência a erros, em especial quando a expansão de armazenamento é imprevisível, como frequentemente é. O provisionamento acima da capacidade pode resultar em não utilização e custos superiores, enquanto o provisionamento abaixo do necessário pode resultar em atualizações dispendiosas de hardware muito antes do planejado. Mesmo quando o planejamento de capacidade é preciso, as atualizações periódicas de hardware ainda são comuns, pois as bibliotecas de fita mais antigas são menos eficientes e, portanto, mais caras para operar. Você pode evitar o investimento em atualizações de biblioteca de fita, seja por restrições de capacidade ou atualização de tecnologia, e simplesmente começar a usar o armazenamento de dados no Amazon Glacier. Ao fazer isso, você evita a necessidade de grande investimento inicial e compromissos dispendiosos de suporte por vários anos. Com o Amazon Glacier, você paga somente pela capacidade que utiliza, eliminando a necessidade de planejamento de capacidade.

Clientes usando o Amazon Glacier

Quantidade de dados que gerenciamos

A Trye Cloud Solutions nos apoia com uma solução de baixo custo e de alta confiabilidade de retenção de nossos backups corporativos, com certeza estamos satisfeitos com o serviço, que tanto eles como a Amazon nos fornece.

João Carlos Volner

Diretor, Sullair do Brasil

A Trye solucionou o problema de retenção de backup do nosso ERP, com custo baixo e qualidade excepcional. Recomendo!

Valne Vieira

Diretor Executivo, Clariquímica